Todo Mundo Comendo Ferro?!
Você já deve ter ouvido muitas vezes sua mãe dizendo: “Coma fígado porque tem ferro!”, “Você precisa comer todo o agrião, quer ficar anêmico?”. Mas que historia é essa? Por que nós precisamos comer ferro? O que é anemia?
Em nosso corpo, o elemento químico ferro (Fe) faz parte da uma molécula muito grande chamada hemoglobina, que está no sangue. É a hemoglobina que deixa o sangue com a cor vermelha. Por isso, são os glóbulos vermelhos (células do sangue) que carregam a hemoglobina.
A hemoglobina tem uma função muito importante de carregadora. Quando o sangue passa pelos seus pulmões, ela pega uma molécula de oxigênio (O2) do ar que você inspirou e a leva para dar um passeio com o sangue. E, então, entrega o oxigênio para alguma célula do seu corpo, por exemplo, no dedão do seu pé. A célula do dedão vai usar o oxigênio para produzir energia (na chamada respiração) e, então, entregar o seu lixo, o CO2 (dióxido de carbono), para a hemoglobina.
Como é que é?
Quer dizer que nossas células respiram? Isso mesmo, as células respiram. Na respiração celular, o açúcar que a célula recebeu pelo sangue reage com o oxigênio dando energia, água e gás carbônico (CO2), que é o lixo da célula.
O sangue leva a hemoglobina de volta para o pulmão e lá ela libera o CO2, que sai na sua expiração. E essa mesma molécula de hemoglobina já está pronta para pegar mais oxigênio e fazer outra entrega. Mas isso tudo só é possível porque a hemoglobina forma compostos instáveis com o oxigênio e com o dióxido de carbono, ou seja, compostos que podem ser facilmente desfeitos. Imagina só se a hemoglobina agarrasse o oxigênio e não soltasse mais: suas células não poderiam mais respirar e morreriam.
Agora, imagine só quantas células existem em seu corpo. Todas elas precisam de oxigênio para viver. Por isso, o trabalho da hemoglobina não é nada fácil. Então, é bom você começar a seguir os conselhos da sua mãe e comer alimentos com ferro. Sem o ferro não dá para fazer hemoglobina. Isso é sério, a falta de ferro causa a anemia. Uma pessoa anêmica tem pouca hemoglobina, por isso fica pálida e também cansada, já que suas células não têm oxigênio para trabalhar.
Para você ter uma ideia, os glóbulos vermelhos vivem só 4 meses e, depois que morrem, apenas 85% do ferro que elas carregavam é reciclado para fazer mais hemoglobina. E, como o resto do ferro é perdido, você precisa sempre comer alimentos que contenham ferro para a reposição dessa perda.
Existe ainda outro problema. A hemoglobina é louca por um tal de CO, o monóxido de carbono. O CO é um gás que se forma na combustão incompleta (queima com falta de oxigênio) de combustíveis, como a gasolina, e vai parar no ar que você respira. E, quando você respira, a hemoglobina pega o CO e forma com ele um composto estável, não larga mais dele e, assim, deixa de trabalhar para as suas células. Ela não pode mais carregar o oxigênio.
Reações de equilíbrio:
Reações de equilíbrio são reações do tipo “vai e volta”. Os reagentes formam os produtos na reação de “ida”; e os produtos se transformam em reagentes na reação de “volta”. As duas reações acontecem ao mesmo tempo e atingem um equilíbrio entre a concentração dos reagentes e a concentração dos produtos.
Se nós adicionarmos mais reagentes, o equilíbrio será deslocado para dar preferência à reação de “ida”; e, se colocarmos mais produtos, a reação de “volta” será a preferencial. Assim, o equilíbrio sempre é atingido.
Com a hemoglobina acontece isso. Quando tem excesso de O2 (dentro do pulmão), ela larga o CO2 e pega o oxigênio (reação de “ida”). Mas em nosso corpo tem um monte de CO2 que as células jogaram fora. Aí a hemoglobina larga o O2 e pega o CO2 (reação de “volta”), sempre tentando evitar os excessos.
Mas a reação da hemoglobina com o CO é diferente. A reação de “volta” quase não acontece. Por isso, dizemos que a reação é direta.
Por isso, não esqueça, os principais alimentos ricos em ferro são os vegetais de folhas verde-escuras, o fígado, língua, gema de ovo, coração, carne magra e peixes. Bom apetite!
Jorge Andrey W. Gut, Eng. Química da USP