Para Onde Vai Todo o Ácido da Chuva Ácida?
No primeiro artigo sobre a chuva ácida, nós vimos como ela se forma. Agora, nós vamos ver para onde vai o ácido que cai com a chuva. A terra absorve um pouco da água da chuva. O resto vai para os rios e, depois, para o mar. A chuva ácida tem ácido nítrico e ácido sulfúrico, que são ácidos fortes. E tem mais um ácido fraco, o ácido carbônico (H2CO3). Ele se forma quando o gás carbônico (CO2) se dissolve na água.
Quando a água da chuva escorre pela terra, os ácidos reagem com algumas substâncias do solo e perdem a acidez. A água passa por rochas, chamadas calcárias, que têm CaCO3. Quando a água do rio passa por onde têm rochas calcárias, ela carrega CaCO3 das rochas.
O CaCO3 é um sal insolúvel. Isso quer dizer que se você misturá-lo com a água, só um pouquinho se dissolve, o resto fica como estava antes. Em química, nós dizemos que o CaCO3 tem uma solubilidade baixa. A solubilidade mostra quanta substância você consegue dissolver no líquido. Quando a solubilidade é baixa, você só consegue dissolver pouca substância no líquido. Você só consegue dissolver um grama (menos de uma colher de café) de CaCO3 em 100 litros de água. Por isso, nós dizemos que o CaCO3 é um sal insolúvel.
Quando o CaCO3 se dissolve, ele se separa em dois íons:
O CaCO3 não se dissolve porque a ligação entre os íons Ca2+ e o CO32— é muito forte. Com o sal de cozinha (NaCl), por exemplo, você consegue dissolver pelo menos uma colher de sal em um copo de água. O NaCl é um sal solúvel.
Como a solubilidade do CaCO3 é muito baixa existem poucos íons Ca2+ e CO32— na solução. Isso quer dizer que quase tudo continua como CaCO3 sólido.
Dissolvendo o CaCO3 na água, a solução fica básica. E a chuva ácida tem substâncias ácidas misturadas a ela. Quando nós misturamos substâncias ácidas com substâncias básicas, elas reagem. Ocorrem reações de neutralização, isto é, a água não fica nem ácida nem básica, fica neutra.
Esta é a reação de neutralização entre o CaCO3 e o ácido da água da chuva:
Veja que o lado esquerdo da equação tem íons H+, que deixam a solução ácida. Do lado direito, não tem mais íons H+. Eles reagiram e formaram água.
Uma parte do CO2 fica dissolvida na água e o resto volta para a atmosfera. Nessa reação o CaCO3 (básico) e o íon H+ (ácido) reagem, neutralizando a solução. Além disso, forma-se o nitrato de cálcio.
Às vezes, pode acontecer da chuva ácida não encontrar no solo substâncias para que o ácido reaja e seja neutralizado. Aí, o solo fica ácido. E como recuperar o solo quando fica ácido? Será que o CaCO3 pode nos ajudar? É claro que sim. Quando o solo fica ácido, os agricultores jogam CaCO3 na terra e misturam. Como a terra está úmida, acontece a mesma coisa que aconteceu nos rios e no mar: ocorre a neutralização e a acidez do solo diminui.
Os agricultores não chamam o CaCO3 de carbonato de cálcio. Eles chamam de calcário. Então, se alguém falar em calcário, você já sabe o que é. E pode continuar tomando seu banho de mar, pois, graças ao CaCO3, você não está correndo o risco de entrar num grande tanque de ácido.
Mauro Faro, Eng. Química da USP