Dicas de como um leitor pode interagir com o texto e extrair dele tudo o que ele pode oferecer. Indicado para todos aqueles que têm dificuldade em entender o que está lendo e manter a atenção na leitura.
Aprenda a Ser Um Leitor Competente!
Recursos adicionais:
YouTube ¦ | Download video ¦ | Download PDF ¦ | Download audio |
Abaixo, o texto da videoaula:
Você sabe o que é um leitor competente?
É aquele que interage com o texto que está lendo, porque uma leitura não deve ser uma atividade passiva. Ela se torna muito mais interessante quando o leitor participa dela ativamente, dialogando com o texto.
E como o leitor pode fazer isso? Bom, primeiro ele deve ler atentamente o título e as primeiras linhas do texto, para descobrir qual assunto será trabalhado. Afinal, é essencial saber sobre o que será o texto.
Sabendo qual é o assunto, é possível se antecipar e prever o que virá pela frente. Imaginar como o assunto será abordado. Isso ajudará a compreensão do texto.
Um bom leitor é aquele que faz conexões com suas experiências pessoais, com seus conhecimentos do mundo e com outras partes do texto ou com outros textos.
Ele pode construir uma representação visual do que está sendo descrito e explicado. Esse processo pode envolver tanto imagens e gráficos, como sensações e sentimentos.
A curiosidade é valiosa. Em todo momento (antes, durante e depois da leitura), o leitor faz perguntas de todos os tipos e procura suas respostas dentro do texto.
Mais curiosidade: o leitor deve sempre identificar palavras e expressões que não estão claras (que ele não compreendeu) e esclarecê-las consultando um dicionário ou pesquisando na internet. Ele também deve identificar as ideias principais do texto e saber a diferença entre um fato e uma opinião.
Finalmente, o leitor deve saber “ler nas entrelinhas”, ou seja, raciocinar para entender o que não está escrito no texto explicitamente.
Após a leitura, ele precisa refletir sobre o que leu: o que achou interessante; quais informações obteve; se concordou ou não com as opiniões expressas; o que achou que faltou no texto; sobre o que quer aprender ou pesquisar mais após essa leitura e sintetizar o texto com suas próprias palavras.
Nas seguintes aulas, você verá essas estratégias aplicadas em diferentes textos. Escolha o texto do seu interesse. Primeiro, leia o texto. Em seguida, escute com atenção a leitura de um leitor competente, para aprender como um bom leitor interage com o texto. Depois, releia o texto, desta vez você interagindo com ele. Lembre-se de que não existe uma única forma de interagir com o texto. A leitura é uma atividade individual. Cada pessoa tem um jeito de interagir com o texto, pois cada um coloca na leitura experiências e conhecimentos diferentes. O importante é que você coloque seu conhecimento e sua curiosidade quando lê.
Algumas coisinhas finais podem ser ditas sobre a leitura. Ela não é uma competição. Eu devo ler com calma e reler até entender. Mesmo um leitor competente precisa, por vezes, ler um texto mais de uma vez para entender o que está escrito. Ler devagar e interagir com o texto a fundo é melhor do que ler rápido e superficialmente, pois o objetivo da leitura é aprender algo novo e pensar sobre o assunto que foi desenvolvido no texto. Quanto mais a fundo lemos, mais pensamos e mais aprendemos.
Às vezes, acontece também de eu desviar a atenção da leitura para outros assuntos que não têm nada a ver. Por exemplo: “Puxa! Como estou com fome. O que vai ter no jantar de hoje?”. Sempre que isso acontece, devo fazer uma pausa, respirar fundo... E depois continuar a leitura, retomando a atenção sobre o texto. Eu devo me lembrar até onde eu li com atenção e continuar lendo a partir dessa parte. Eu também tenho que me monitorar: “Estou prestando atenção? Estou entendendo o que estou lendo?”. Se eu tiver muita dificuldade em entender, procuro ajuda. Posso, por exemplo, pedir a alguém para ler o texto e explicar as partes que eu não estou entendendo.
Em qualquer leitura que um leitor competente faz, ele aplica essas estratégias automaticamente, sem pensar. Se você nunca usou esse tipo de estratégia quando lê um texto, experimente! No início, você pode se sentir um pouco perdido. Quando não estamos acostumados, todas essas estratégias parecem complicadas e cansativas. Mas não se preocupe. Aplique-as toda vez que ler um texto. Se você continuar a fazer isso, pouco a pouco você vai se acostumando e começará a usá-las inconscientemente. Pratique bastante e você se tornará um leitor competente!
Quando isso acontecer, a leitura se tornará uma atividade muito prazerosa, e você vai começar a aprender muito mais coisas. Acredite!
É verdade.
Celso Kobashi e Yumi Isuyama