Papo Cabeça Com os Elementos Apresenta: Oxigênio
Hoje nós vamos entrevistar um dos elementos mais famosos da Terra. É um dos que mais trabalham também, o oxigênio.
ReAção: Oxigênio, nos fale em que você mais trabalha, pois sabemos que você tem muitas atividades.
Oxigênio: Eu estou no ar junto com o nitrogênio, ou seja, estou em quase todo lugar. E tem mais, estou ligado a muitos metais. Você não encontra o ferro, o manganês e o alumínio sozinhos na terra. Eles estão sempre ligados a mim, como óxidos. Mas, vocês do ReAção, já sabiam bastante coisa. Sempre estão falando de mim. Já disseram que eu reajo com a glicose no corpo humano e essa reação produz a energia que as pessoas usam para viver.
Também já falaram dos meus negócios com meu sócio vanádio, na produção do ácido sulfúrico. Vocês sabem que o meu gás tem dois átomos de oxigênio, mas eu tenho um primo, com três átomos de oxigênio, chamado ozônio. Já falaram dele também. Apesar de vocês não terem chegado a uma conclusão, se ele é mocinho ou bandido, eu posso garantir que ele é uma boa pessoa, ou melhor, um bom gás.
RA: Qual você considera o maior dos seus sócios?
O: Sem dúvida, meu maior sócio é o hidrogênio. Juntos, nós formamos a água, que tem muitas utilidades e sem ela a vida não seria possível em nosso planeta. O problema é que nós dois, eu e o hidrogênio, não estamos dando conta. A água já está faltando em alguns lugares do planeta. Como quase tudo se dissolve e se mistura com a água, é cada vez mais difícil ter água limpa. Vou aproveitar e pedir para seus leitores que sempre economizem água.
RA: Mas você também tem outros negócios com o hidrogênio.
O: Sim, tem a água oxigenada ou peróxido de hidrogênio (H2O2). A água oxigenada é um oxidante forte, que todo mundo usa para limpar ferimentos. Mas ela tem outro uso importante. Você pode usar a água oxigenada na fabricação de papel. Existem substâncias, como a celulose da madeira, que deixam o papel escuro. A água oxigenada oxida essas substâncias e deixa o papel branco.
RA: Como você consegue se combinar com tantos elementos? Nenhum outro elemento consegue participar de tantas reações. Conte-nos o seu segredo.
O: Bem, o segredo é que eu atraio muito os elétrons das ligações entre os átomos. Eu sou muito eletronegativo.
Como é que é?
A eletronegatividade mede o quanto um elemento atrai os elétrons de outro elemento. Vamos ver o que acontece na água. O oxigênio, por exemplo, é muito eletronegativo (atrai muito os elétrons). O hidrogênio é pouco eletronegativo (atrai pouco os elétrons). O elemento mais eletronegativo (oxigênio) atrai os elétrons do hidrogênio com muita força. Então, na água, os elétrons das ligações entre oxigênio e hidrogênio ficam mais próximos do átomo de oxigênio. Dessa forma, esse lado da molécula da água, no qual está o átomo de oxigênio, fica com carga negativa e o outro lado, em que ficam os átomos de hidrogênio, fica com carga positiva. A molécula fica com um polo positivo e um polo negativo. Dizemos que a molécula da água é polar.
O: Não posso ver um elétron sobrando, que já o puxo pra mim. Às vezes, dependendo de quem é o outro elemento, é uma briga danada, porque ele também não quer largar os elétrons. Eu me ligo com vários metais. Para ficar só com os metais, você precisa separá-los de mim. Eu seguro os metais com tanta força, que é muito difícil escaparem e ficarem livres. Eles só conseguem se separar com a ajuda de outro elemento, o carbono. Na verdade, eles descobriram o meu ponto fraco. Eu e o carbono temos uma atração muito forte um pelo outro. Quando eu vejo o carbono, eu largo o metal sozinho, só pra ficar grudadinho com ele. Nossa sociedade é muito famosa, juntos nós fazemos o gás carbônico (CO2).
Bem, oxigênio, obrigado pela entrevista e vale a pena lembrar mais uma vez: economizem água!
Mauro Faro, Eng. Química da USP