Aula 1 - A Importância das Unidades (1)
Recursos adicionais:
YouTube ¦ | Download video ¦ | Download PDF ¦ | Download audio |
Abaixo, o texto da videoaula:
Adição:
Se alguém disser para você “Eu tenho 8”, você vai pensar “Oito o quê?”, não é? Porque podem ser, por exemplo, 8 lápis, 8 livros, 8 camisetas, 8 laranjas, 8 cadeiras. Você precisa saber a que o número 8 se refere para imaginar o que a pessoa está falando e acompanhar a conversa.
Quando nós usamos números, precisamos saber o significado desse número; caso contrário, será impossível formar uma imagem sobre o que está sendo dito. Pense: 8 lápis é o mesmo que 8 laranjas? É claro que não. São coisas completamente diferentes. E 8 copos de água é diferente de 8 litros de água; 8 metros de arame é diferente de 8 quilos de açúcar. Em todos esses exemplos, há o número 8, mas o “significado” dele é diferente, ou melhor, o que ele representa em cada caso é diferente.
Vejamos outro exemplo: 2 laranjas é diferente de 2 laranjas por pessoa. Quando alguém diz 2 laranjas, você imagina duas frutas. Duas laranjas por pessoa, você imagina cada pessoa com 2 laranjas.
O significado de 8 metros quadrados (m2) e 8 m2 por pessoa é diferente. No primeiro caso, 8 m2, você imagina uma superfície. Não interessa se nessa área há pessoas ou não. No segundo caso, 8 m2 por pessoa, você imagina cada pessoa em uma área de 8 m2. No primeiro caso, a unidade é m2 e, no segundo caso, a unidade é m2 por pessoa.
É preciso sempre ter muito claro o que o número está representando. Ao fazer um cálculo, é preciso sempre prestar atenção no significado de cada número.
Vejamos mais um exemplo: se eu tenho na carteira 3 notas e 2 moedas, eu posso somar 3 e 2 e obter 5? O que representa esse número 5? Cinco, o quê? 5 dinheiros ?! Quando você faz uma soma, os números devem ter as mesmas unidades. Caso as unidades sejam diferentes, você deve igualar as unidades.
Se as notas são de 5 reais e se as moedas forem de 50 centavos, você pode transformar reais em centavos e fazer a soma ou transformar centavos em reais e depois somar.
Vamos transformar centavos em reais. Qual é a equivalência entre estas duas unidades?
Portanto, 50 centavos valem meio real. Isto quer dizer metade de um real. Se eu tenho duas moedas de 50 centavos, é a mesma coisa que ter um real.
Logo, a soma dá:
Os números das notas e das moedas foram transformados na mesma unidade: “real”.
Subtração:
Na subtração, também você deve seguir o mesmo raciocínio. Não dá para tirar 2 litros de 5 quilos, ou tirar 1 litro de 4 metros. Esses números estão acompanhados de unidades diferentes.
Por exemplo, se você tirar 1 copo de água de 2 litros de água, você não vai ter 1 litro de água. Nesse caso 2 – 1 não dá 1.
Para você fazer a subtração, você precisa saber quantos copos são equivalentes a 2 litros de água. Se com 1 litro de água eu consigo encher 4 copos, 2 litros serão iguais a 8 copos.
Agora, de 8 copos dá para tirar 1 copo. Ficam 7 copos de água.
Na soma ou na subtração, os números devem representar a mesma coisa, isto é, devem ter a mesma unidade.
Reiko Isuyama