Introdução 1 - Aprender a Pensar Fácil e Rápido
Recursos adicionais:
YouTube ¦ | Download video ¦ | Download PDF ¦ | Download audio |
Abaixo, o texto da videoaula:
O objetivo mais importante deste curso é você aprender. E aprender é uma consequência do pensar. O seu sucesso na escola e depois no seu trabalho e na sua vida social depende muito da sua capacidade de pensar.
Uma maneira de você pensar mais e melhor que agora é melhorando a qualidade do seu raciocínio. O que significa qualidade de raciocínio?
- Pensar de forma mais organizada.
- Ordenar as ideias de forma clara.
- Pensar de forma mais rápida.
Tudo isso exige alguns hábitos que devem ser exercitados.
Muitos alunos têm sérias dificuldades em pensar quando aparecem números. As quatro operações — soma, subtração, multiplicação e divisão — devem ser incorporadas de forma concreta.
Quando você ouve alguém falar “Hoje o Paulo andou da casa dele até a escola”, você consegue até imaginar o Paulo andando na rua, não é? Da mesma forma, quando você lê um problema ou lê a indicação de algumas contas, você precisa ser capaz de visualizar qual é a pergunta do problema e entender as informações que estão sendo apresentadas.
Quando no problema aparecem números, é importante entender o que eles significam, ou seja, o que esses números estão indicando. Visualizar o número é imaginar a quantidade de alguma coisa. Desenhar figuras que ilustram passo a passo um problema ajuda a desenvolver a capacidade de visualizar algo de um modo mais concreto, mais real. Esquematizar figuras que representam as frases do problema é uma maneira simples de visualizar a situação que está sendo descrita no problema. Desenvolver esta capacidade de visualização é muito importante para que o seu raciocínio não seja cortado cada vez que aparecem números. Os números não podem ser buracos que interrompem o seu raciocínio.
Neste curso, você vai encontrar problemas que o ajudarão a pensar de forma concreta e passo a passo. Os problemas resolvidos mostram passo a passo o raciocínio e também como desenhar figuras que facilitem o raciocínio.
Para fazer os exercícios, não use calculadora. Leia de novo o enunciado: “Aprender a Pensar Fácil e Rápido”. As palavras mais importantes dessa frase são: “Aprender a Pensar”. Se você quer aprender a pensar, não adianta usar calculadora para fazer as contas. Quando você faz uma conta com a calculadora, você não pensa na operação que está executando com os números, mas nos botões que você deve apertar para executar a operação.
Reiko Isuyama