O Pouco Que Faz Diferença
Quando você estudar química orgânica (a química dos compostos de carbono) ficará impressionado com a enorme quantidade de substâncias que existem. Graças ao carbono, que pode formar moléculas dos mais diversos tamanhos e formas.
E é difícil diferenciar essas substâncias. Só olhando a fórmula química mesmo, porque elas parecem óleos gosmentos e tóxicos. Mas pequenas variações nas moléculas mudam muito suas propriedades. Veja, por exemplo, estes cinco flavorizantes (substância que dão sabor e cheiro aos alimentos). São muito parecidos, não é?
Que sabor você acha que cada um tem? Difícil imaginar. Bem, o primeiro é de maçã; o segundo, de banana e, depois, vêm os de laranja, morango e damasco. Com certeza, você já deve ter experimentado algum deles em um doce industrializado.
Agora, dê uma boa olhada nestas moléculas que existem no corpo humano:
As duas primeiras são quase iguais, mas não se confunda; a primeira é a testosterona, o hormônio masculino; enquanto que a outra é a progesterona, o hormônio feminino. Esses hormônios são os responsáveis pelas diferenças que aparecem entre homens e mulheres durante o crescimento, como barba, seios, voz grossa ou fina etc.
Mas eu duvido que você tenha ideia do que é a terceira molécula. É o colesterol, que tanto assusta os adultos. Ele é encontrado em alimentos gordurosos e se acumula nas paredes das veias e artérias do corpo, aumentando os riscos de infarto.
Para terminar, tente escrever os nomes dos cinco flavorizantes e também encontrar a fórmula molecular das outras três moléculas. É um bom exercício para aprender nomenclatura química, mãos à obra.
Ésteres
Todos os cinco flavorizantes do texto são compostos orgânicos do tipo éster, pois todos têm a mesma forma básica:
R1 e R2 são cadeias de carbono. Se R1 for um grupo -CH3 o éster é chamado de acetato.
Jorge Andrey W. Gut, Eng. Química da USP