Prontinha Para Beber
Neste artigo, vamos explicar como é feito o tratamento de água dos rios e represas, para que você saiba por que pode beber aquela água limpinha que sai da torneira e não ter nenhum problema depois.
O lugar onde a água é tratada chama-se estação de tratamento, e existem várias maneiras de tratá-la. A maneira que vamos explicar é a mais comum.
Quando a água chega da represa, ela passa por uma tela, como uma peneira com furos grandes. Nessa peneira ficam as coisas grandes, como pedras, folhas e galhos de árvore. Depois, a água vai para um tanque chamado decantador, em que fica parada por alguns dias, passando por uma decantação. No artigo ”Não É Só Água Aquilo Que Sai na Torneira da Minha Casa?”, nós explicamos porque a terra ia para o fundo do copo quando era misturada com a água. Na decantação acontece a mesma coisa. Mas como têm sujeiras muito pequenas, mistura-se à água duas substâncias, o sulfato de alumínio e a cal, o óxido de cálcio. Elas reagem, formando uma substância parecida com uma gelatina e que forma flocos. As partículas de sujeira, e até alguns micróbios, grudam nos flocos e, como os eles são pesados, vão para o fundo do tanque. Mas a água não pode ficar muito tempo no decantador, porque depois de alguns dias começam a crescer algas, que a deixam com gosto e cheiro ruim.
Depois, é borbulhado ar para que ele se dissolva na água. Sim, o ar se dissolve na água! Pensando um pouco, percebemos que não é tão esquisito assim, pois, se não tivesse o ar dissolvido na água, como os peixes iam respirar? Esse processo de borbulhar o ar na água é chamado aeração, pois você está dissolvendo o ar na água, isto é, aerando. Depois de borbulhar o ar, a água sofre uma filtração e por uma camada de areia fina, uma de areia com grãos mais grossos e uma com pedras. Essa areia e essas pedras são lavadas de vez em quando, porque lá fica parada muita sujeira.
Para terminar, é colocado na água o hipoclorito de sódio (NaCℓO), usado para matar micróbios, que todo mundo chama de cloro. Na verdade, o cloro é um gás verde tóxico, de fórmula Cℓ2. A água com cloro dissolvido é muito tóxica. O hipoclorito de sódio é uma substância com átomos de cloro, de oxigênio e de sódio e se dissolve na água como o cloreto de sódio, ficando os íons sódio (Na+) e os íons hipoclorito (CℓO¯). Se você colocar muito hipoclorito na água a solução torna-se tóxica. A água que nós bebemos tem menos de um grama de NaCℓO por litro de solução, por isso não faz mal.
Agora, a água já está pronta para beber. Em alguns lugares, coloca-se fluoreto de sódio, que tem flúor e evita cáries nos dentes.
Você viu o trabalhão que dá para tratá-la, e tudo isso custa dinheiro. Além disso, nem todos têm água tratada em casa. Além de faltar água nas represas, as estações de tratamento não conseguem tratar tudo. Por isso, economize água!
Mauro Faro, Eng. Química USP